GATO.CÃO CLÍNICA VETERINÁRIA E PET SHOP É A MAIS NOVA OPÇÃO NO SETOR PET. SITUADA EM PONTE NOVA, MINAS GERAIS, CONTA COM SERVIÇO ESPECIALIZADO EM BANHO E TOSA, CLÍNICA E CIRURGIA, FARMÁCIA, ALÉM DE UMA AMPLA LOJA ONDE VOCÊ ENCONTRARÁ TUDO PARA SEU ANIMALZINHO DE ESTIMAÇÃO.
VENHAM NOS FAZER UMA VISITA.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

QUAL A IDADE DO MEU CÃO?????

Avaliando o blog hoje, percebi que o post mais acessado  foi o "Quantos anos tem seu companheiro?", que somente traz uma tabela com uma relação entre idade humana X idade animal.
Associando os acessos do blog e a rotina da clínica,percebi que  uma das informações que a maioria dos donos tem interesse em saber é a idade em “anos humanos “ de seu cão. No passado acreditava-se que 1 ano Humano  equivaliam a 7 anos caninos; hoje o que é aceito pela maioria dos veterinários é a relação entre raça e tamanho do animal; os cães de porte grande e gigante, amadurecerem mais rápido e tem uma expectativa de vida menor  comparada aos cães de médio e pequeno porte.


Outro fator interessante para verificar a idade do cão é acompanhar os padrões de comportamento do cão com relação as fases da vida do animal:
Filhote : Nesta fase, seu cão é mais curioso e ativo, a interação com o animal e o mundo é importantíssima, pois a partir desta fase ele vai condicionar certos comportamentos futuros. É a fase que ele vai querer o dono acima de tudo, e vai chamar bastante a sua atenção.
Adolescente: A fase rebelde, seu cão é mais teimoso,  sua curiosidade está acima de quando era um filhote, os hormônios estão correndo a solta no organismo do animal, oque vai faze-lo querer conhecer o mundo a sua volta com mais ousadia, seu impeto de explorador é tão grande que para ele é mais interessante explorar do que ficar com o dono. Cães não castrados podem apresentar comportamentos dominantes com outros cães.
Adulto : Seu cão chegou a fase mais tranquila,  está mais maduro e sua energia está mais estável, neste período o cão se torna mais companheiro.
Idoso: Assim como nos humanos os cães idosos começam a sofrer a ação do tempo, muitos tem problemas na locomoção , que se torna mais lenta, assim como outras doenças ligadas a idade. Seu cão vai dormir mais.
As fases da vida do cão são parecidas ao comportamento humano, por isso com uma boa observação do seu cão, você pode chegar a conclusão deu que fase da vida seu animal se encontra.
Para você  quer checar a idade de seu animal, encontrei  calculadoras de idade que  na internet. No site da Pedigree® Americano o dono coloca a raça e a idade do cão e a calculadora mostra qual a idade aproximada do seu animal. O que achei interessante é que nesta calculadora existe a opção para quem tem cães sem raça!
Outra fonte de consulta são as tabelas de idades,como a da Purina® e a encontrada nesse blog, no post "Qual a idade do meu companheiro"!!!!
Bom aproveito......

Nenhum comentário:

Postar um comentário