GATO.CÃO CLÍNICA VETERINÁRIA E PET SHOP É A MAIS NOVA OPÇÃO NO SETOR PET. SITUADA EM PONTE NOVA, MINAS GERAIS, CONTA COM SERVIÇO ESPECIALIZADO EM BANHO E TOSA, CLÍNICA E CIRURGIA, FARMÁCIA, ALÉM DE UMA AMPLA LOJA ONDE VOCÊ ENCONTRARÁ TUDO PARA SEU ANIMALZINHO DE ESTIMAÇÃO.
VENHAM NOS FAZER UMA VISITA.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

CUIDADO AO MEDICAR SEU AMIGUINHO!!!!

oi amiguinhos.....
pois é... estava sumida né!!!Tanto trabalho la na Gato.Cão que estava sem tempo de postar aqui!!
Mas hoje aconteceu uma fato triste, e infelizmente, recorrente nas clinicas veterinárias, que é o óbito de animais intoxicados por administração incorreta de medicamentos.
Várias medicações que comumente utilizamos no dia-a-dia podem ser verdadeiros venenos aos nossos cães e gatos. Mesmo que sejam muito eficientes no tratamento de pessoas, alguns fármacos apresentam uma metabolização totalmente diferentes nos pets, muitas vezes levando a quadros de intoxicação irreversíveis. 
Abaixo, citarei alguns dos casos mais comuns recebidos na rotina veterinária.


paracetamol (Tylenol®, Dórico®, Mioflex®, Descon®) é um analgésico e antipirético (reduz febre) que tem ação antiinflamatória. Esta medicação é convertida no fígado do animal produzindo outras substâncias extremamente tóxicas ao gato e parcialmente tóxicas ao cão. No gato, o paracetamol causa um quadro muito severo com vômitos, mucosas pálidas, depressão e coma, se não atendido imediatamente pode levar ao óbito do animal. No cão o quadro é mais leve, mas podem apresentar vômitos, prostração e alterações hepáticas.


diclofenaco (Cataflan®) é um antiinflamatório que tem seu uso amplamente difundido em humanos com excelentes resultados. Entretanto é contra-indicado para cães e gatos pelas complicações gástricas que pode acarretar.  O diclofenaco tem a capacidade de induzir formação de lesões na mucosa gástrica rapidamente, podendo levar a formação de ulceras agudas e perfuração estomacal. Após a ingestão da medicação o animal apresenta vômitos com sangue vivo ou com sangue escuro, diarréia escura, anorexia, prostração. Sempre que ocorrer a ingestão de diclofenaco, aconselha-se procura imediata de atendimento veterinário, se possível tendo em mãos a bula da medicação.


ibuprofeno (Advil®, Brufen®) é um antiinflamatório e antipirético que pode induzir a severas lesões grastrointestinais que incluem hemorragias em cães e gatos. Seu uso é contra-indicado para pets.  Os sinais clínicos podem incluir vômitos, diarréia e dor abdominal, podem ser observados presença de sangue no vômito e nas fezes.


Então fica a dica, jamais administre medicações ao seu amiguinho por conta própria. Mesmo que este remédio já tenha sido fornecido a outro cão pode gerar problemas se a dose  estiver acima da indicada. Portanto, guarde bem, se o seu sapato furar, leve ao sapateiro; se o seu carro estragar, leve ao mecânico, e se o seu animalzinho adoecer, LEVE AO VETERINÁRIO.






2 comentários: