GATO.CÃO CLÍNICA VETERINÁRIA E PET SHOP É A MAIS NOVA OPÇÃO NO SETOR PET. SITUADA EM PONTE NOVA, MINAS GERAIS, CONTA COM SERVIÇO ESPECIALIZADO EM BANHO E TOSA, CLÍNICA E CIRURGIA, FARMÁCIA, ALÉM DE UMA AMPLA LOJA ONDE VOCÊ ENCONTRARÁ TUDO PARA SEU ANIMALZINHO DE ESTIMAÇÃO.
VENHAM NOS FAZER UMA VISITA.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

GRIPE CANINA

Interrogações
Os cachorros, como a gente, também podem pegar gripe. Em cães, essa doença é chamada de tosse dos canis ou traqueobronquite infecciosa canina. Ela é altamente contagiosa entre os cães, e pode evolui para algo mais grave, como a pneumonia. No entanto, os cachorros doentes podem ter muito incômodo para comer ou dormir.
Muitas pessoas pensam que, por ser chamada de tosse dos canis, essa doença só é transmitida se o animal ficar num canil, mas isso não é verdade. Como ocorre na transmissão da gripe entre seres humanos, qualquer cachorro que compartilhar um mesmo ambiente pode pegar gripe de outro, ou seja, num simples passeio pelo parque, durante um banho no pet shop ou estada de final de semana no hotel etc.

Como meu cachorro pode pegar gripe?

A gripe canina é causada por diversos agentes infecciosos, entre os quais se incluem o vírus da parainfluenza, a bactéria Bordetella bronchiseptica e o adenovírus tipo 2
A gripe canina é causada por diversos agentes infecciosos, entre os quais se incluem o vírus da parainfluenza, a bactéria Bordetella bronchiseptica e o adenovírus tipo 2, além de micoplasmas, reovírus e herpesvírus que também contribuem para a ocorrência dessa doença.
Na maioria dos casos, a gripe é resultado da presença de mais de um desses microorganismos, sendo que o agente mais comum é o vírus da parainfluenza que provoca sintomas leves que duram até 6 dias, se não estiver presente nenhuma bactéria.
A bactéria mais observada em casos de gripe canina é a Bordetella bronchiseptica.
O clima frio e seco favorece o aparecimento da gripe canina, que é facilmente transmitida de um animal doente para outros por meio da tosse e espirros ou objetos contaminados. A transmissão aumenta quando há aglomeração de animais, como em parques, praças, canis, hotéis, abrigos e lojas de animais.






A gripe canina é contagiosa para pessoas?

Não. Você não vai pegar gripe se ficar perto de seu cachorro quando ele estiver com gripe.

Titulo: Como Prevenir


A vacinação contra a gripe é sempre a melhor forma de prevenção, além de representar menos risco para seu pet e mais economia para seu bolso.
Há duas opções para vacinar contra a gripe canina: pela via injetável ou nasal. Ambas as formas de vacinação precisam ser feitas anualmente.


Vacina injetável


A vacinação por injeção é a melhor escolha para cachorros que podem reagir com uma mordida, quando um estranho se aproxima de seu focinho. No caso de filhotes, indica-se 2 doses da vacina injetável, com aproximadamente um mês de intervalo. A vacina injetável ainda confere excelente imunidade nos animais adultos, permitindo que as fêmeas transmitam anticorpos protetores para os filhotes pelo leite (colostro).
As vacinas injetáveis não protegem se aplicadas pela via nasal.
A revacinação anual deve ser feita em animais durante toda a sua vida.


Vacina nasal                                                                          A vacinação pela via nasal é também uma opção. É considerada uma vacina protetora, mas possui o inconveniente da forma de administração, pois alguns animais não toleram a aplicação da vacina dessa forma. Outro problema da vacina nasal é que o cachorro pode simplesmente jogá-la fora, ao espirrar após a vacinação, o que pode comprometer a proteção contra a gripe.
As vacinas nasais não podem ser dadas por injeção ao animal. Se isso ocorrer acidentalmente, no local da aplicação forma-se inchaço, podendo ainda levar a conseqüências graves ou até mesmo fatais . Elas também não protegem contra gripe, se aplicadas pela via oral.
A revacinação também deve ser feita uma vez ao ano, como para a vacina injetável.

E o inverno chegou, com ele o clima seco e as temperaturas baixas que favorecem o aparecimento da gripe.....se o seu amiguinho nunca foi imunizado, está na hora de começar!!!!!!!!
Nao podemos esquecer os outros cuidados, como manter o animal protegido do frio, da umidade e do vento (se necessário providencie roupas próprias para animais); evitar banhar os animais nos dias frios e as aglomerações de cães durante o inverno, e ainda, isolar os animais doentes.

A Gato . Cão convoca todos vocês para se protegerem contra a gripe!!!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário