GATO.CÃO CLÍNICA VETERINÁRIA E PET SHOP É A MAIS NOVA OPÇÃO NO SETOR PET. SITUADA EM PONTE NOVA, MINAS GERAIS, CONTA COM SERVIÇO ESPECIALIZADO EM BANHO E TOSA, CLÍNICA E CIRURGIA, FARMÁCIA, ALÉM DE UMA AMPLA LOJA ONDE VOCÊ ENCONTRARÁ TUDO PARA SEU ANIMALZINHO DE ESTIMAÇÃO.
VENHAM NOS FAZER UMA VISITA.

sábado, 25 de junho de 2011

Amigo nao se compra!!!

As ferias estão chegando, é época de passear,viajar,descansar......e os animais de estimação?????????



Hoje acordei querendo fazer um post a respeito dos animaizinhos de rua,abandonados e de abrigos. .
Estatisticas comprovam que nos meses de férias o abandono aumenta em 1000%. É comum famílias ao ir viajar, nao ter onde deixar os animais, e assim abandoná-los na rua, ou trancafiados sem água e comida à disposição. 
O abandono e maus tratos a animais é crime, previsto na lei  federal nº 9605/98. Em seu artigo 32 ela diz: "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos" tem pena de três meses a um ano de prisão e multa, aumentada de um sexto a um terço se ocorrer a morte do animal".
Quem tem um animal doméstico em casa precisa começar a tratar os bichos como membros da família. Saber que eles vão viver de dez a 15 anos e que  sentem fome, dor e frio como cada um de nós.
Cada dia que se passa, o número de animais em abrigos e soltos na rua vêm aumentando, por isso que eu venho dar o meu total apoio às campanhas de adoção. Amigo não se compra!!!!!!Adotar é tudo de bom!!!!! Mas lembrem-se, POSSE RESPONSÁVEL acima de tudo.




quinta-feira, 23 de junho de 2011

GRIPE CANINA

Interrogações
Os cachorros, como a gente, também podem pegar gripe. Em cães, essa doença é chamada de tosse dos canis ou traqueobronquite infecciosa canina. Ela é altamente contagiosa entre os cães, e pode evolui para algo mais grave, como a pneumonia. No entanto, os cachorros doentes podem ter muito incômodo para comer ou dormir.
Muitas pessoas pensam que, por ser chamada de tosse dos canis, essa doença só é transmitida se o animal ficar num canil, mas isso não é verdade. Como ocorre na transmissão da gripe entre seres humanos, qualquer cachorro que compartilhar um mesmo ambiente pode pegar gripe de outro, ou seja, num simples passeio pelo parque, durante um banho no pet shop ou estada de final de semana no hotel etc.

Como meu cachorro pode pegar gripe?

A gripe canina é causada por diversos agentes infecciosos, entre os quais se incluem o vírus da parainfluenza, a bactéria Bordetella bronchiseptica e o adenovírus tipo 2
A gripe canina é causada por diversos agentes infecciosos, entre os quais se incluem o vírus da parainfluenza, a bactéria Bordetella bronchiseptica e o adenovírus tipo 2, além de micoplasmas, reovírus e herpesvírus que também contribuem para a ocorrência dessa doença.
Na maioria dos casos, a gripe é resultado da presença de mais de um desses microorganismos, sendo que o agente mais comum é o vírus da parainfluenza que provoca sintomas leves que duram até 6 dias, se não estiver presente nenhuma bactéria.
A bactéria mais observada em casos de gripe canina é a Bordetella bronchiseptica.
O clima frio e seco favorece o aparecimento da gripe canina, que é facilmente transmitida de um animal doente para outros por meio da tosse e espirros ou objetos contaminados. A transmissão aumenta quando há aglomeração de animais, como em parques, praças, canis, hotéis, abrigos e lojas de animais.






A gripe canina é contagiosa para pessoas?

Não. Você não vai pegar gripe se ficar perto de seu cachorro quando ele estiver com gripe.

Titulo: Como Prevenir


A vacinação contra a gripe é sempre a melhor forma de prevenção, além de representar menos risco para seu pet e mais economia para seu bolso.
Há duas opções para vacinar contra a gripe canina: pela via injetável ou nasal. Ambas as formas de vacinação precisam ser feitas anualmente.


Vacina injetável


A vacinação por injeção é a melhor escolha para cachorros que podem reagir com uma mordida, quando um estranho se aproxima de seu focinho. No caso de filhotes, indica-se 2 doses da vacina injetável, com aproximadamente um mês de intervalo. A vacina injetável ainda confere excelente imunidade nos animais adultos, permitindo que as fêmeas transmitam anticorpos protetores para os filhotes pelo leite (colostro).
As vacinas injetáveis não protegem se aplicadas pela via nasal.
A revacinação anual deve ser feita em animais durante toda a sua vida.


Vacina nasal                                                                          A vacinação pela via nasal é também uma opção. É considerada uma vacina protetora, mas possui o inconveniente da forma de administração, pois alguns animais não toleram a aplicação da vacina dessa forma. Outro problema da vacina nasal é que o cachorro pode simplesmente jogá-la fora, ao espirrar após a vacinação, o que pode comprometer a proteção contra a gripe.
As vacinas nasais não podem ser dadas por injeção ao animal. Se isso ocorrer acidentalmente, no local da aplicação forma-se inchaço, podendo ainda levar a conseqüências graves ou até mesmo fatais . Elas também não protegem contra gripe, se aplicadas pela via oral.
A revacinação também deve ser feita uma vez ao ano, como para a vacina injetável.

E o inverno chegou, com ele o clima seco e as temperaturas baixas que favorecem o aparecimento da gripe.....se o seu amiguinho nunca foi imunizado, está na hora de começar!!!!!!!!
Nao podemos esquecer os outros cuidados, como manter o animal protegido do frio, da umidade e do vento (se necessário providencie roupas próprias para animais); evitar banhar os animais nos dias frios e as aglomerações de cães durante o inverno, e ainda, isolar os animais doentes.

A Gato . Cão convoca todos vocês para se protegerem contra a gripe!!!!!!




quarta-feira, 8 de junho de 2011

CUIDADO AO MEDICAR SEU AMIGUINHO!!!!

oi amiguinhos.....
pois é... estava sumida né!!!Tanto trabalho la na Gato.Cão que estava sem tempo de postar aqui!!
Mas hoje aconteceu uma fato triste, e infelizmente, recorrente nas clinicas veterinárias, que é o óbito de animais intoxicados por administração incorreta de medicamentos.
Várias medicações que comumente utilizamos no dia-a-dia podem ser verdadeiros venenos aos nossos cães e gatos. Mesmo que sejam muito eficientes no tratamento de pessoas, alguns fármacos apresentam uma metabolização totalmente diferentes nos pets, muitas vezes levando a quadros de intoxicação irreversíveis. 
Abaixo, citarei alguns dos casos mais comuns recebidos na rotina veterinária.


paracetamol (Tylenol®, Dórico®, Mioflex®, Descon®) é um analgésico e antipirético (reduz febre) que tem ação antiinflamatória. Esta medicação é convertida no fígado do animal produzindo outras substâncias extremamente tóxicas ao gato e parcialmente tóxicas ao cão. No gato, o paracetamol causa um quadro muito severo com vômitos, mucosas pálidas, depressão e coma, se não atendido imediatamente pode levar ao óbito do animal. No cão o quadro é mais leve, mas podem apresentar vômitos, prostração e alterações hepáticas.


diclofenaco (Cataflan®) é um antiinflamatório que tem seu uso amplamente difundido em humanos com excelentes resultados. Entretanto é contra-indicado para cães e gatos pelas complicações gástricas que pode acarretar.  O diclofenaco tem a capacidade de induzir formação de lesões na mucosa gástrica rapidamente, podendo levar a formação de ulceras agudas e perfuração estomacal. Após a ingestão da medicação o animal apresenta vômitos com sangue vivo ou com sangue escuro, diarréia escura, anorexia, prostração. Sempre que ocorrer a ingestão de diclofenaco, aconselha-se procura imediata de atendimento veterinário, se possível tendo em mãos a bula da medicação.


ibuprofeno (Advil®, Brufen®) é um antiinflamatório e antipirético que pode induzir a severas lesões grastrointestinais que incluem hemorragias em cães e gatos. Seu uso é contra-indicado para pets.  Os sinais clínicos podem incluir vômitos, diarréia e dor abdominal, podem ser observados presença de sangue no vômito e nas fezes.


Então fica a dica, jamais administre medicações ao seu amiguinho por conta própria. Mesmo que este remédio já tenha sido fornecido a outro cão pode gerar problemas se a dose  estiver acima da indicada. Portanto, guarde bem, se o seu sapato furar, leve ao sapateiro; se o seu carro estragar, leve ao mecânico, e se o seu animalzinho adoecer, LEVE AO VETERINÁRIO.